Darcy Lima



Apresentação
Darcy Silva de Lima Júnior – Darcy Lima – é natural da cidade de João Pessoa/Paraíba e, filho dos iluminados Darcy e Iêda. Começou sua trajetória de amor com as imagens ainda na infância quando transformava em imagens mentais e lúdicas as estórias contadas/inventadas por seus parentes.
Ao final da adolescência descobriu sua vocação pelos meios de comunicação e ao entrar na academia (Curso de Jornalismo) apaixonou-se pela imagem fotográfica em todas as suas manifestações.
Nos anos 2000 resolveu ser fotógrafo, assim começou sua peregrinação em cursos, workshops, palestras e oficinas, dentre elas destaca-se: “Foto Ferida - Interferências no Papel Fotográfico” (2004), “Curso Básico de Fotografia” (2007). Mas, foi em maio de 2007, numa oficina com o fotógrafo Ricardo Peixoto/Ensaio, que sua paixão pela arte fotográfica amadureceu e evoluiu para amor... desde então sua vida é uma busca pelo melhor ângulo, enquadramento e luz.
De menino criador de imagens lúdicas a jornalista fotógrafo apaixonado, Darcy Lima faz parte da Agência Ensaio de fotografia, mantém o Blog: www.visualsocioarte.blogspot.com e considera-se um articulador do movimento fotográfico da cidade e um artista preocupado com sua função social.


Mostras e Exposições

2010
II BIENAL DE PEQUENOS - Sesc Paraíba, exposição organizada pelo Serviço Social do Comércio Paraíba, realizada na cidade de João Pessoa/PB no período de 16 a 30 de setembro de 2010.
NOVÍSSIMOS – PANORAMA DA FOTOGRAFIA BRASILEIRA PRODUZIDA NA PARAYBA, exposição coletiva selecionada pelo edital de ocupação da galeria de arte Archidy Picado – Espaço Cultural, João Pessoa/PB, 19 de agosto a 19 de setembro de 2010.
MUGANGA, exposição coletiva itinerante durante o VII Dia Internacional da Prostituta – cidade de João Pessoa.

2009
I MAP – 1ª MOSTRA DE ARTE PERIFÉRICAcatálogo publicado e mostra organizada e pelo artista GigaBrow na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes – cidade de João Pessoa – durante o período de 21 de outubro a 29 de novembro de 2009.
COLETÂNEA PARAIBANAexposição e catálogo organizados pela Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes - João Pessoa – durante o período de 25 de agosto a 04 de novembro de 2009.
REVELE JOÃO PESSOAexposição organizada pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba – Reitoria do Campus I – João Pessoa - durante o período de 17 a 23 de agosto de 2009.

2008
EXPEDIÇÃO GRAVATÁmostra organizada pela Agência Ensaio e o SESC - Centro da cidade de João Pessoa durante o período de 21 de outubro a 07 de novembro de 2008.
10º SNAP – SALÃO DOS NOVOS ARTISTAS PLÁSTICOSmostra organizada pelo SESC - Centro da cidade de João Pessoa durante o período de 09 a 20 de setembro de 2008.
1ª BIENAL DE PEQUENOS FORMATOSmostra organizada pelo SESC - Centro da cidade de João Pessoa durante o período de 13 a 30 de maio de 2008.
FILHOS DA REFORMA AGRÁRIAensaio fotográfico publicado no dia 04 de março de 2008 na 3ª edição do jornal Acadêmico. O ensaio está disponível no Blog: www.spmparaiba.blogspot.com
LEITURAS POLIBIANAS, mostra pertencente ao Projeto Memória: Autor Vivo que homenageou o escritor paraibano Políbio Alves. A exposição aconteceu no salão do Casarão 34 de 10 de dezembro de 2007 a 05 de janeiro de 2008.

2007
AUTO RETRATO, exposição coletiva promovida pela Agência Ensaio de Fotografia. A mostra fez parte do 12° projeto Lambe-Lambe de fotografia - a exposição foi realizada, de 19 a 30 de agosto de 2007 no Casarão 34.
MOSTRA DE ARTE dos alunos dos cursos de artes visuais do Centro Estadual de Arte - CENATED. Exposição realizada no centro Cultural São Francisco, de 01 a 20 de julho de 2007.